O Gol GTI 1995 de nosso acervo apresenta excelente estado de conservação. Restauração total de excelente padrão que remete a um carro saído da agência. Na rara cor,…
O Gol GTI 1995 de nosso acervo apresenta excelente estado de conservação. Restauração total de excelente padrão que remete a um carro saído da agência. Na rara cor, para o GTI, Verde Primavera, possui: Vidros, espelhos e travas elétricas em perfeito estado.Ar condicionado. Conjunto óptico original, pneus novos. Desempenho excelente proporcionado pelo seu motor 2.000 cc.
O Salão do Automóvel de 1988 não seria capaz de rivalizar com o de 2018 no número de novidades, porém, foi palco de um lançamento daqueles de mudar a indústria automotiva nacional: o Volkswagen Gol GTi, que fez sua estreia no motorshow, mas começou a ser vendido em janeiro de 1989. O esportivo foi o primeiro carro nacional equipado com injeção eletrônica de combustível.
Hoje em dia trivial, a injeção era uma revolução em uma época em que todos os carros nacionais a gasolina ou álcool tinham carburadores. A injeção LE-Jetronic deu uma nova vida ao motor AP 2.0 8 válvulas. Eram 120 cv a 5.600 rpm e 18,4 kgfm de torque a 3.200 rpm.
Tamanha força levava o Gol de zero a 100 km/h em 8,8 segundos e à velocidade máxima de 180 km/h, números que impõem respeito mesmo nos dias atuais.
O estilo também era um destaque, com os faróis quadradinhos pré-facelift e pintado na cor Azul Mônaco metálico.
Todos queriam um Gol com faróis auxiliares, rodas Orbital de liga-leve aro 14 e os inconfundíveis para-choques prateados. Sem falar no aerofólio e nas lanternas fumê. O facelift de 1991 adicionou mais algumas cores, entre elas o amarelo e o vermelho.
Por dentro, o esportivo tinha volante e manopla do câmbio revestidos de couro do tipo Napa. Os bancos eram do tipo Recaro, com apoio de cabeça vazado e abas laterais pronunciadas. Para combinar com a cor externa, o revestimento dos bancos tinha linhas azuis sobre uma trama cinza. A esportividade era acentuada ainda pelo quadro de instrumentos iluminado na cor vermelha.
O Gol GTi passou por um facelift antes de entrar na sua segunda geração, com a sigla grafada totalmente em maiúsculas (GTI), como é hoje em dia. O modelo surgiu em 1994 com motor 2.0 8V de 109 cv e 17 kgfm.
Mas foi o Gol GTI 16V de 1995 que marcou a geração. O motor 2.0 com cabeçote duplo e 16 válvulas rendia 141 cv e 17,8 kgfm, upgrade suficiente para empurrar o hatch aos 100 km/h nos mesmos 8,8 segundos do original (a despeito do aumento de dimensões e peso). A velocidade máxima de 206 km/h o colocava entre os nacionais mais rápidos. Até mesmo a Parati ganhou uma versão GTI.
O GTI ainda passaria por mais um facelift em 1998, chamado pela Volkswagen de Gol G3. O modelo foi o mais rápido entre os Gol GTI, com arrancada de zero a 100 km/h anunciada em 8,7 segundos. A despeito do fôlego, foi a geração mais prática graças ao formato de quatro portas.